Pular para o conteúdo
Início » Custo » Aprenda a identificar e acabe com os parasitas do seu negócio

Aprenda a identificar e acabe com os parasitas do seu negócio

Em cada negócio, uma empresa tem lucro ou tem prejuízo. Ocorre que maioria dos prejuízos podem e devem ser evitados, desde que consigamos identificar os sinais que os parasitas emitem.

Entre os milhares de sinais, alguns deles são perceptíveis e geram rombos nas contas das empresas. Muitas vezes são responsáveis pela inclusão delas nas listas de falências e recuperações judiciais.

Saber identificar os parasitas do negócio, é uma exigência diária a todos os gestores.

Queremos lucros sustentáveis

Existem milhares de sons e parasitas. Para uma melhor compreensão, abaixo relacionamos alguns deles que devem serem evitados dentro de uma empresa. Se existirem devem serem banidos de imediato:

I – Pequenas empresas, devem evitar participar de negócios maiores que elas, porque se algo der errado, podem terem sérios prejuízos, e comprometerem o próprio negócio.

II – Cuidado ao participarem de concorrências públicas ou tomadas de preços. Os governos compram de quem vende pelo menor valor, independente de estar em condições ou não de venderem os produtos ou prestarem os serviços.

Lembrem-se que nos contratos públicos, as imprevisões pesam contra a sua empresa. Milhares de pequenas e médias empresas quebraram, porque assumiram contratos públicos maiores do que elas.

 

 
Publicidade
 

III – Empresas milionárias quando contratam pequenas ou médias empresas, geralmente acabam impondo regras contrárias aos interesses das empresas pequenas. O correto é que grandes empresas façam negócios com grandes empresas. Que pequenas e médias empresas, façam negócios com empresas pequenas e médias. Entre as empresas que faliram ou entraram em recuperação judicial, inúmeras delas, deram o passo maior do que a perna e quebraram, porque não souberam dimensionar o negócio que estavam entrando.

Só a inteligência matemática,

pode salvar o seu negócio. Saiba como!

João Antonio Gaspar

IV – Também é verdade que Empresas milionárias devem precaver-se ao celebrarem contratos com pequenas ou médias empresas. Devemos preocupar-se que fazer contrato com quem não tem nada a perder.

V – Quando o Poder Público resolve fazer um contrato, exige CNPJ limpo, sem ações ajuizadas e só contratam após verificarem a solidez das pretensa candidata. As mesma exigências com os ajustes por serem duas empresas privadas, deve acontecer nos contratos de todas as empresas sérias.

VI – Quando uma empresa começa a obter lucros, o conjuntos das pessoas que vivem ao nosso redor, passam a pedir favores e aqui está o perigo. Não empreste dinheiro, não faça financiamento, não seja fiador ou avalista de ninguém. Cada pessoa ou empresa, deve arrumar por conta própria as soluções para os seus problemas. Cuidado com a transferência de problemas que geram prejuízos.

×